CUT PI > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > III ENECOMPI ACONTECE E FORTALECE A REDE DE COMUNICAÇÃO COMO PRIORIDADE DA CUT-PI.

III ENECOMPI acontece e fortalece a Rede de Comunicação como prioridade da CUT-PI.

23/11/2016

Comunicação é a base de tudo!

Escrito por: Socorro Silva/Assessora de Comunicação da CUT-PI (Créditos Fotos).

Durante toda a terça-feira dia 22 de Novembro, aconteceu o III ENECOMPI – Terceiro Encontro Estadual de Comunicação da Central Única dos Trabalhadores no Estado do Piauí-CUT-PI, no auditório do Sindicato dos Bancários, realizado através da Secretaria de Comunicação, que trouxe dentro da sua programação uma das maiores prioridades da central: “A Rede de Comunicação CUTista”. Três eixos foram discutidos durante o ENECOMPI: A Consolidação da Rede CUT de Comunicação, Políticas Públicas para a Comunicação, e Formação em Comunicação.

É de grande importância a realização desse encontro para a CUT-PI nesse momento atual da conjuntura política, para que se possa fortalecer a nossa comunicação junto aos nossos sindicatos, ampliando a rede que está sendo construída e estarmos munidos para o enfrentamento dessa mídia golpista”. Paulo Bezerra Presidente da CUT-PI.

III ENECOMPI contou com o apoio e presença da Assessora de Imprensa  da Secretaria de Comunicação da CUT-Nacional, Paula Brandão, que fez a exposição do Plano Nacional de Comunicação, e contribuiu durante os debates.

“É fundamental a troca de experiência, o conhecimento da CUT Nacional com relação a comunicação da CUT-PI e das demais estaduais, para que possamos cada vez  melhorar esse dialogo com o meio sindical, principalmente fortalecendo o objetivo de ampliar, e unificar o conjunto de ações de comunicação, e através da expansão da Rede de Comunicação se contrapor á grande mídia, utilizando a estrutura já existente para a formulação e divulgação de notícias para que se estabeleça um efetivo intercâmbio na produção de notícias regionais, consolidando assim, uma rede de comunicação que se auto-alimente, esta é uma das prioridades da Secretaria de Comunicação da CUT Nacional”. Paula Brandão.

“A Secretaria de Comunicação da CUT-PI vem buscando aproximar-se das secretarias dos sindicatos, para que possamos de forma coletiva dar continuidade ao que começamos, estamos constantemente convidando aos companheiros/as que fazem a comunicação a participarem de momentos como estes para juntos fortalecermos e utilizarmos as ferramentas que temos para nos munirmos para o enfrentamento”. Paulina Almeida – Secretaria de Comunicação da CUT-PI.

Durante o encontro vários pontos foram postos para discussão, um deles a Democratização da Comunicação,  que levou aos participantes a refletir sobre o porquê democratizar a comunicação?, tendo como colaborador Humberto Coelho integrante do FNDC-PI, e atual Presidente da Fundação Antares de Televisão.

O investimento na comunicação no Piauí ainda é muito tímido, mas se unirmos os nossos esforços, as ferramentas que temos somadas com os debates que a CUT-PI vem fazendo junto aos seus sindicatos e movimento sociais, o que é considerado de fundamental importância alcançaremos o nosso objetivo, que é mostrar para a sociedade uma realidade tal qual ela se apresenta, principalmente nesse momento onde a falta de liberdade de expressão perdura, pois a mídia golpista está mantendo o controle, mostrando apenas o que ela quer, e o que vem de encontro aos seus interesses”. Humberto Coelho – FNDC/PI (TV Antares).

Vários pontos foram destacados durante a apresentação dos grupos de trabalho, entre eles as dificuldades enfrentadas na comunicação dos sindicatos como: A falta de estrutura financeira para investimento em equipamentos, a centralização das informações, sobrecarga dos profissionais, falta de disposição dos dirigentes em atividades de formação e comunicação, necessidade de contratação de assessores/as de imprensa para os sindicatos que ainda não possuem esse (a) profissional, falha na comunicação interna, dentre outros.
O pedido que destacou-se por unanimidade, foi para que mais encontros de comunicação sejam realizados através da CUT-PI, obtendo assim uma avaliação positiva no final do III ENECOMPI, onde uma “Oficina de Midias Coletiva” já está sendo construída através da SECOM.

O III ENECOMPI contou com um total de 55 participantes, entre eles (as)  Diretores(a) da CUT-PI,  Presidentes de Sindicatos, Secretários (a) de Comunicação e Assessores(as), e Dirigentes dos Sindicatos CUTistas de Teresina e de outros municípios, com o apoio da Secretaria de Formação da central através do Secretario Josivaldo Martins, e contribuição da Educadora Almerinda Alves da Escola Nordeste da CUT.

Sindicatos que participaram: Sinsepi, Sintetro, Sinte, Sintepi, Sismujof, Sinderpi, Sind.Vigilantes,FETAG, Sitraconf,Sintertelpi,Sinttel, Bancários, Sindsfuc, Sitricom e Sindcom.

#AnulaReforma

Dia 19 de Fevereiro, é GREVE GERAL, O Piauí vai parar! FNDC